quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jalapão

Jalapão ganha destaque em vários veículos de comunicação

Dunas do Jalapão, um dos inúmeros cartões postais da região

O Jalapão é destaque em veículos de comunicação de circulação nacional. A "Revista Época" trouxe em sua edição nº. 545, reportagem de quatro páginas, o "Guia do Turista Verde" , e a revista Meio Ambiente e Turismo, edição número 2, com tiragem de 60 mil exemplares, também publicou reportagem de 20 páginas sobre esse destino.

Na "Época", a região turística "Encantos do Jalapão" está inserida entre os dez destinos no país –  "Um roteiro para escolher o ecodestino das férias e para desfrutar sem destruir ".

A matéria, assinada pelo jornalista Ricardo Freire, mostra através de fotografias um Jalapão "ainda pouco conhecido", mas que todo mundo já ouviu falar". A reportagem explica sobre o Código de Conduta do Ecoturista e dos Operadores de Turismo, e aponta que é possível divertir e usufluir das belezas naturais, sem  agredir o meio ambiente.

Uma outra novidade revelada é que a mais conceituada operadora de ecoturismo do mundo, a americana "Mountain Travel Sobek",  passou recentemente a oferecer viagens ao Jalapão. Assim surge mais uma opção de expedição, além da "Korubo", que já realiza safáris ecológicos pela região.  O contato com essas operadoras podem ser feitos pelos respectivos sites: www.korubo.com.br e www.mtsobek.com

Já  a "Meio Ambiente e Turismo" destaca o Jalapão como um lugar ainda selvagem e pronto para aventuras.  As belezas das dunas, das águas cristalinas, da rica diversidade da fauna e flora e do artesanato em capim dourado, são enfatizados na matéria como principais atrativos da região. 

Dicas

Conforme recomendações da Associação dos Operadores de Turismo da Austrália, tanto operadores quanto ecoturistas devem manter a integridade natural dos lugares visitados, respeitar a cultura local, aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais como água e energia e prevenir para que resíduos não causem impacto ambiental e estético ao local visitado.

Essas dicas também são difundidas pela ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins. O site da ADTUR é www.to.gov.br/turismo.

Guia do Turista Verde  no Tocantins

Os ecoturistas que vierem ao Tocantins poderão se divertir com as paisagens exóticas e a diversidade da fauna e da flora presentes nos roteiros já operacionalizados no Estado.  Entre as opções estão "Encantos do Jalapão", "Serras Gerais", "Lagos e Praias do Cantão/Ilha do Bananal" e Serras e Lago".

MUNDO LINUX