Ilha Grande tem 106 encantadoras praias
Batizada por seus primeiros habitantes, os índios tamoios, a Ilha Grande (Ipaum Guaçu em tupi), no Rio de Janeiro, não ganhou esse nome à toa. Com uma área de 193km² recortados por nada menos que 106 belas praias, é convite de visita demorada ao turista. Um fim de semana, no entanto, é suficiente para aproveitar suas belezas sem gastar muito tempo e dinheiro.
Para quem sai do Rio, a melhor opção é madrugar e seguir até Mangaratiba, de onde às 8h parte a barca. A chegada na Vila do Abraão, que concentra pousadas e restaurantes, é por volta das 9h30. Às 10h começam a sair os barcos que levam os turistas para passeios que duram entre três e quatro horas. O visitante pode escolher entre vários roteiros, que passam por lugares como Lopes Mendes (considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil) e Lagoa Azul, onde é possível nadar entre peixes coloridos. No dia seguinte, é só escolher um novo roteiro e ficar atento ao horário de saída da barca, às 17h30.
A pé
Os mais aventureiros ou aqueles que não quiserem pagar em torno de R$ 25 nos passeios de barco, podem optar por trilhas como a do Circuito Abraão, que demora 1h30, ou a do Aqueduto/Saco do Céu, que pode levar até 3h30. Há ainda barcos-táxis que fazem roteiros mais curtos a R$ 10 por pessoa.
Se a fome for de peixes e frutos do mar, prefira os restaurantes de praia, como Japariz, Saco do Céu e Abraãozinho, que têm preços mais em conta dos que os praticados na Vila do Abraão.
Quem detesta lugares lotados deve evitar a Ilha Grande em feriados e fins de semana prolongados. Nesses períodos, os comerciantes também aproveitam para faturar e cobram preços abusivos em pousadas e restaurantes.
Como chegar
Para quem vai fazer o trecho Rio-Mangaratiba-Rio de ônibus, a viação Costa Verde tem carros partindo diariamente da rodoviária Novo Rio, às 5h20, e de Mangaratiba, às 19h25. Já a barca sai de Mangaratiba diariamente às 8h e volta da Ilha Grande às 17h30.
Onde ficar
Pousada Dom Pepe. Simples, tem cinco suítes com frigobar e ventilador de teto. Rua Amâncio Felício de Souza, 4 (24) 3361-5910 - Abraão.
Cantão do Leão. Fica de frente para a praia de Palmas (a 30 minutos de barco de Abraão). Reservas: (24) 9997-3205.
Não esqueça
De levar repelente e dinheiro vivo. Muitos lugares não aceitam cartão de crédito e não há caixas eletrônicos ou bancos na ilha.
Pesquise
Todos os barcos de passeio saem do cais da Praia de Abraão, onde os guias se concentram oferecendo seus serviços. Antes de decidir que empresa contratar, pesquise os preços.
Na internet
Sites que contêm opções de roteiro para um, dois ou três dias de visita à ilha, dicas de hospedagem em hotéis, pousadas e campings, informações sobre praias e trilhas: www.bananal.ilhagrande.org.br e www.ilhagrande.com.br.