sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Colômbia

Quatro motivos para visitar a Colômbia

País é o segundo mais populoso da América do Sul

Deixe de preconceito. A guerrilha na Colômbia está quase no fim e, de uns tempos para cá, o país vem se tornando relativamente seguro para os turistas. Prova maior do fato é o incremento de mais de 30% no número de visitantes brasileiros, no ano passado. Os pacotes para a Colômbia incluem quase sempre de sete a dez dias, que devem ser divididos entre Bogotá, Cartagena, Santander e Nuqui. Cada um com sua característica geográfica, as quatro atrações fazem da Colômbia, atualmente, um dos principais destinos turísticos da América do Sul. O norte-rio-grandense não pode perder essa.
Bogotá, capital cultural e gastronômica
O nome Bogotá tem origem na palavra indígena Bacatá, nome da capital dos índios Muiscas, que significa "cercado fora da lavoura". Fundada em 1538 por Jiménez de Quesada, a capital colombiana (conhecida originalmente como Santa Fé de Bogotá) é a quarta cidade mais populosa da América do Sul, atrás de São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Situada a 2.600 metros de altitude, a região metropolitana possui aproximadamente 7,5 milhões de habitantes e é dividida em 20 localidades. A cidade é governada pelo prefeito maior, que é eleito por voto popular a cada quatro anos, assim como o Conselho Distrital. Cada uma das localidades tem seu próprio prefeito, nomeado e supervisionado pelo prefeito maior.
Para quem procura por bons restaurantes, os bairros La Cabrera e Zona Rosa são ótimas opções; também possuem lojas e shopping centers, como o Andino e o Atlantis Plaza. Bairros boêmios, como o Macarena, são redutos de atores de teatro e televisão. Independentemente do objetivo da viagem, o bairro da Candelária, com prédios que alternam os estilos colonial e republicano, é imperdível. Ali, ficam museus como o Donación Botero, dentro da Casa da Moeda, sete teatros (entre eles, o teatro Colón, construção de 1885, considerada monumento nacional), 15 bibliotecas (com destaque para a Luis Angel Arango), o parque Palomar del Príncipe, o Palácio do Governo e a igreja jesuítica de Santo Inácio.
Na Plaza de Bolívar, centro histórico e político da cidade, pode-se visitar prédios monumentais como La Catedral, a Capilla del Sagrario, o Palácio dos Cardiais, o Palacio Lievano (atual escritório da prefeitura), o Congresso Nacional (construção grega de 1847), além do novo Palácio da Justiça, construído em pedra.Fundado em 1823, o Museo Nacional de Colômbia é o museu mais antigo do país e um dos mais antigos da América. As coleções são divididas em arqueologia, etnografia, história e arte. Nele, pode-se conferir obras originais de um dos maiores artistas plásticos da Colômbia, Fernando Botero.
O Museo Del Oro, que data de 1939, possui peças da época pré-colombiana (500 a.C.) até a conquista espanhola (século XVI). Atualmente possui 34.000 objetos feitos em ouro, 13.000 feitos em cerâmica e 8.000 em pedra, tecidos, ossos e outros materiais. É considerada a coleção mais importante do mundo sobre a arte metalúrgica pré-colombiana.
Para subir ao Monteserrate, símbolo da cidade que fica a 3.100 metros acima do nível do mar, há três opções: teleférico, funicular (espécie de trem especialmente projetado para a subida de montanhas) ou a pé (a caminhada leva de 40 minutos a uma hora). No topo da montanha, pode-se visitar a igreja mais importante da cidade, construída em 1650, local de peregrinação e pagamento de promessas e de onde se pode apreciar uma vista panorâmica de Bogotá. Ao lado da igreja estão alguns dos melhores restaurantes da cidade, como o Santa Clara, de cozinha tradicional colombiana, e diversas lojas de artesanato.
Santander, diversão e aventura nos Andes
Santander é um dos 32 departamentos (estados) da Colômbia e tem como capital a cidade de Bucaramanga, que se localiza na parte oriental da cordilheira dos Andes, a cerca de 380 km de Bogotá. Com cenários naturais majestosos, como o rio Chicamocha e o Parque El Gallineral, a região é o destino perfeito para os amantes de esportes radicais e ecoturismo. A diversidade de altitudes - de 1.000 a mais de 3.000 metros acima do nível do mar - é um traço marcante da região que, por conta disso, apresenta climas e paisagens contrastantes. A riqueza natural de Santander se traduz em bosques, cavernas, rios, canyons e montanhas, que encantam seus visitantes. A temperatura média varia de 7ºC a 29ºC. A capital Bucamaranga, situada a 1.000 metros acima do nível do mar, é uma cidade universitária com forte indústria e infra-estrutura hoteleira de alta qualidade. Além da natureza exuberante que circunda a cidade, o visitante pode desfrutar da bela arquitetura e comércio locais.
A cidade de San Gil e seus arredores são considerados ideais para aqueles que buscam esporte e aventura. Com destaque para a canoagem, na região pode-se praticar parapente, caiaque, bungee jumping, rafting, rapel, assim como exploração de cavernas. A dez quilômetros de San Gil, encontra-se uma das mais famosas atrações de Santander, a "Cueva del Indio". Para entrar, o visitante desliza precipício adentro por um cabo de 80 metros de comprimento, explorando as câmaras internas do local. Na cidade de Curití, localiza-se a Caverna del Yeso, onde o turista entra por um túnel subterrâneo de cinco metros, em uma descida feita por rapel. Neste local, pode-se apreciar antigas tumbas indígenas, além das belas estalagmites e estalactites, formadas ao longo de milhares de anos. A gastronomia local e o artesanato em pedra são opções para os que procuram uma programação mais relaxante. Uma visita aos povoados coloniais é boa dica para os que desejam conhecer mais sobre a história da Colômbia e da região de Santander, terra de muitos heróis colombianos.
Nuquí e Bahia Solano, estrelas do Pacífico
A região, que possui ecossistemas altamente preservados, recebe diversas espécies migratórias, como tartarugas marinhas, aves e baleias jubarte. Abrigo de uma das maiores biodiversidades do planeta, Nuquí e Bahia Solano, no departamento (estado) de Chocó, no litoral pacífico da Colômbia, são paradas obrigatórias para os amantes de natureza e esportes de aventura. Com praias paradisíacas, cascatas e rios cristalinos e uma combinação única de ecossistemas, as cidades se destacam como novas apostas colombianas para o turismo internacional no país - que, em 2007, teve aumento de 31% no número de brasileiros, em relação ao ano anterior. A região, que possui ecossistemas altamente preservados, conta com diversos programas de visitação à fauna e à flora locais, que incluem suas praias, mangues, florestas tropicais úmidas e ilhas. O local abriga também uma grande diversidade de samambaias, palmeiras, orquídeas, bromélias e cogumelos.
Durante o ano, Nuquí e Bahia Solano recebem diversas espécies migratórias, como tartarugas marinhas, aves e baleias jubarte, cuja chegada é festejada pelos turistas. A temporada de visitação às baleias começa em julho e se estende até o final de outubro. Já as aves migratórias e tartarugas marinhas passam pela região entre outubro e dezembro de cada ano, propiciando momentos únicos aos que buscam contato com a vida animal. A hospitalidade da população e a beleza do entardecer à beira-mar também cativam os turista Para os fãs de esportes e de aventura, Nuquí e Bahia Solano oferecem opções como mergulho, surfe, vela, pesca esportiva, pesca artesanal e até mesmo expedições à selva. Os que desejam programas mais leves podem admirar as praias do mar do Pacífico, ou simplesmente aproveitar as danças típicas locais, as lojas de artesanato e ainda caminhar tranqüilamente pelas praias ao entardecer, descansando em meio à natureza.
Em Bahia Solano, depois de a maré baixar, formam-se, perto das rochas pequenas, piscinas naturais que, aquecidas pelo sol, resultam em espécies de jacuzzis naturais. Banhar-se nessas águas propicia uma experiência relaxante, além de ser uma terapia natural e saudável ao turista. A maré baixa também revela uma impressionante praia de 150 metros de extensão, ideal para esportes como vôlei de praia, caminhadas, Tai Chi Chuan, yoga e trekking.
Programe-se:
www.turismocolombia.com
Como ir:
A International Tours (3235-1000), com sede em Natal, tem pacotes de sete e de dez dias para a Colômbia

MUNDO LINUX