terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sebrae lança Rota da Truta na Serra Gaúcha

Empreender também é inovar 
Aproveitando as oportunidades que o mercado oferece o Sebrae/RS lançou a Rota da Truta na Serra Gaúcha, durante o Festival de Turismo de Gramado. Agregada ao reconhecido valor turístico na Serra Gaúcha e aliada aos bons usos dos recursos naturais existe a possibilidade de conhecer a origem do produto (as formas de criação dos peixes até o momento da venda) e adquiri-lo direto da fonte.
A criação da Rota da Truta na Serra Gaúcha é uma das metas do Projeto Caminho dos Tropeiros, também desenvolvido pelo Sebrae/RS.
- Sendo a pesca esportiva da truta um dos atrativos da Região, com possibilidade de agregar valor turístico para o destino, foi priorizada pelo Projeto no trabalho de estruturação da oferta turística local – coloca a técnica do Sebrae/RS, Luciana Silveira Thomé.
Segundo ela, muitos empresários das cidades abrangidas pelo projeto já exploram a atividade, mas de forma individualizada.
- A truta é um peixe exótico que se adaptou muito bem às águas da região, o que atrai muitos pescadores interessados em conhecer a espécie e as formas de criação – completa a técnica.
O engenheiro agrônomo Otto Walter Schmiedt, que acompanha o projeto, conta que o potencial da atividade existente e sua atratividade, comparados com as principais regiões turísticas de pesca, também tiveram grande importância para a idealização da rota.
- Na Patagônia chilena e argentina, muitos municípios têm sua economia baseada na pesca da truta. A proposta da Rota da Truta no Rio Grande do Sul surgiu em 2009, mas em Santa Catarina já existe desde 2001 – conta.
Neste novo formato, a rota envolve todos os municípios onde a truta habita os rios ou foi introduzida como “pesque e pague” ou produção comercial.
Turismo que beneficia o visitante e a população local
Além dos atrativos turísticos que poderão ser conferidos pelos visitantes que passarem pela Rota da Truta, o projeto promove diversos benefícios para a região, como a ampliação da oferta turística, o aumento do fluxo de visitantes e o aumento da permanência média. Além disso, permite a agregação de valor aos serviços (como a gastronomia e o artesanato), bem como o aumento do consumo horizontalmente, ou seja, outros serviços e produtos integrados à cadeia produtiva do turismo.
Outra possível consequência da implantação do projeto da Rota da Truta, observa Otto Schmiedt, é a inclusão de novos agentes da cadeia da pesca, como agências de turismo, pousadas e guias turísticos. O projeto também possibilita a ampliação da disponibilidade de novos rios para pesca, através da formação de novos parceiros e da organização e regulamentação da pesca da truta.
A Rota da Truta na Serra Gaúcha abrange os municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Vacaria, Gramado, Canela, Garibaldi e Caxias do Sul e se integra com Santa Catarina na Rota da Truta RS/SC, num projeto interestadual de grande potencial de desenvolvimento, que une entidades e empresas de pesca, pesquisa e produção de Truta.
* Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae/RS

MUNDO LINUX