terça-feira, 6 de março de 2012

Rota das Emoções leva mais turistas para o Nordeste brasileiro


Rota das emoções
480 quilômetros de praias nordestinas

A Rota das Emoções, que passa pelo litoral do Piauí, é um roteiro turístico que envolve os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A Rota das Emoções criou um destino turístico visando fomentar e divulgar ainda mais as belezas naturais e esportes radicais da região, que atraem crescente número de visitantes. No Ceará, a diversão fica por conta de Jericoacoara. No Maranhão, o destaque está nos lençóis maranhenses que, com uma área de 155 mil hectares, oferece muito sol e dunas que se movem o tempo inteiro. A rota segue do Maranhão para o Piauí. No delta do Parnaíba os visitantes encontram calor e sol o ano todo, além do mar de águas transparentes repleta de turistas do mundo inteiro. Partindo do Piauí, a rota segue para o Ceará. A praia de Jericoacaram, no município de Jijoca, fica a 5 horas de Fortaleza. Bugues levam turistas num passeio entre dunas móveis e gigantescas, entremeadas por lagos e praias quase desertas.

Em toda a região da Rota das Emoções, as empresas foram orientadas e treinadas para atender bem aos turistas. São bares, restaurantes, hotéis e agências. “Essa qualificação vai torná-los cada vez mais competitivos no mercado do turismo. A gente sabe que é um mercado que exige muita qualidade nos serviços e nos produtos”, diz Jacob Bandeira, do Sebrae de Sobral, no Ceará.
Em todo o país se espalham agências de turismo com o objetivo de atrair cada vez mais visitantes para a Rota das Emoções.

Uma agência de São Paulo conheceu de perto as belezas naturais do trajeto e incluiu o roteiro no portfólio de vendas. Além das operadoras de turismo nacionais, a Rota das Emoções quer atrair a atenção de operadoras de turismo de Portugal, Espanha e Argentina para a região.
“Quem vai para a Rota das Emoções, não vai só para conhecer os destinos. Vai para vivenciar, porque a mistura de culturas e a vivência que você tem, em cada lugar, com o público local é inevitável”, observou Renata Barra, de uma agência de turismo.
A Rota das Emoções é um sucesso e, só em 2011, faturaram mais de R$ 40 milhões.  Em Jericoacara, a empresária Paula Salles Hernandez, que organiza os passeios de bugue, comentou que a região atrai turistas do mundo inteiro para cá. Mas com o projeto da rota, o faturamento aumentou 30%. “Hoje é considerado o roteiro integrado mais bonito do Brasil. As belezas são bem diversificadas. Cada dia você vê uma novidade”, diz.

A região oferece paisagens surpreendentes, mas permite que os turistas se deliciem com a culinária da região, com restaurantes que dispõem de funcionários bilíngues e  cardápio em inglês.
“A comida brasileira é muito gostosa. A gente não costuma encontrar na Itália. O lugar também é único”, opina a turista italiana Julia Uboldi. Jericoacoara montou uma boa infraestrutura hoteleira. Bem no centro, fica a pousada de Nancy Moura, que recebe turistas de Portugal, Espanha e Argentina. Com a ajuda do Sebrae, a empresária criou um site para atrair mais hóspedes. Quem visita Jericoacora aproveita o sol, o calor, a paisagem e a culinária, além dos bons serviços e infra-estrutura de apoio. Tudo é um convite para "degustar"a famosa praia. O centro de esportes náuticos, do empresário Fábio Nobre, recebe 2 mil pessoas por ano. “A gente tem o pessoal da Europa, da América do Norte, mas tem também um pessoal do Sul do país cada vez mais praticando esses esportes”. O clube aluga espaço para guardar pranchas e velas dos esportistas. A novidade mais recente é o “surfe a remo” - um novo esporte que chegou do Havaí e mistura surfe com canoa. Uma turista taiwanesa diz: “Aqui em Jericoacoara dá para tentar praticar todos os esportes”. Ao entardecer, a praia fica quase vazia: os turistas assistem, do alto do morro, ao por do sol em mais um lindo dia em Jericoacoara.

MUNDO LINUX